×

Atenção

JFolder::create: Caminho não incluído nos caminhos open_basedir

Seminário Internacional: “A História Global da Violência Sexual de Gênero e o Legado Colonial: um intercâmbio Brasil-Reino Unido.”

O Seminário reunirá pesquisadoras(es) brasileiras(os) e inglesas(es) para discutir as raízes coloniais da violência sexual e de gênero, através de uma perspectiva feminista e interseccional, com foco em padrões globais e locais de racialidades, sexualidades e masculinidades.

O evento marca o lançamento muito aguardado, no Brasil, do livro "Disgrace: Global Reflections on Sexual Violence" da historiadora Joanna Bourke.

🏛 22 de setembro (quinta-feira), de 16h às 19h no Auditório Valadão da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Rua Moncorvo Filho, 8 - Centro, Rio de Janeiro (Próximo à Central do Brasil).

 

Inscrições através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQs-s8ZJPso2u_hHJ4NkJs7CInO5bLfPS_KqDiG9wkEqwZHg/viewform?usp=sf_link

⚠️Observações⚠️
• A realização da inscrição é importante para a emissão dos certificados (3h de extensão).
• Teremos tradução simultânea disponível.

0ed276cf-ff63-4832-85ea-7a6c4c155975.jpg

📌 O jornal Estado de Minas entrevistou a cientista política e professora da UFRJ, Fernanda Barros, para falar do assunto. Além do conceito, Barros explica como reconhecer o racismo institucional, as dificuldades de seu enquadramento legal e o que fazer para combatê-lo. Ela leciona no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos - Suely Souza de Almeida (Nepp-DH).

A matéria destaca o evento de extensão “Seminário Racismo Institucional”, que reunirá pesquisadores para tratar do tema, assim como sua complexidade e penetração nas instituições políticas, religiosas e sociais. ✊🏾

O seminário é aberto ao público e será transmitido ao vivo em bit.ly/YouTube_RelacoesEtnico-Raciais, no dia 15/08, às 14h. Não perca!

Confira a matéria na íntegra em bit.ly/SeminarioRacismoInstitucional_EM. Obrigada, @estadodeminas! 💙

 

 

WhatsApp Image 2022 05 31 at 11.28.00

WhatsApp Image 2022 05 26 at 09.03.58

 

Dia 31 de maio é uma data alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco. Este ano o tema destacado pela Organização Mundial de Saúde é "Tabaco: Ameaça ao nosso meio ambiente", ressaltando o quanto o tabaco nos atinge desde a sua produção e colheita até o ato de fumar. Desta maneira, a SUPERAST por meio da SEPS tem o prazer de convidar a comunidade universitária para participar de nosso Seminário Virtual abordando o assunto, no dia 31 de maio de 2022, às 16:00 horas, com organização e moderação do PROALTAS/SEPS/DAST/SUPERAST/PR4/UFRJ.

A Ouvidoria-Geral da UFRJ promove o seminário sobre cidadania e organização das finanças pessoais, no dia 28 de novembro: 

 

Veja o programa do seminário

 

O seminário é gratuito, entretanto, como os lugares no auditório são limitados, a participação, com a entrega de certificado, ficará sujeita à confirmação da inscrição. A ficha de inscrição deverá ser preenchida e enviada para o e-mail secouvidoriaarrobaouvidoria.ufrj.br .

 

Ficha de Inscrição

 

 

 


No dia 10 de agosto de 2010 a Ouvidoria-Geral da UFRJ realizou, em parceria com as Ouvidoria da Fiocruz, do INPI e do BNDES, o Seminário  "Ouvidoria pública e democracia participativa, como instrumento  de justiça e paz social".

Na ocasião, o Auditório Prof Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da UFRJ,  ficou lotado com a presença de ouvidores, pesquisadores, procuradores, servidores e estudiosos de todo o Brasil.

Ouvidoria-Geral da UFRJ promove seminário sobre direito à informação, transparência e participação

No dia 10 de dezembro, segunda-feira, das 9h às 18h, a Ouvidoria-Geral da UFRJ realizará no Auditório Manoel Maurício de Almeida Albuquerque, Av Pasteur, 250, no campus da Praia Vermelha, o  seminário "Direito à informação, transparência e participação", em comemoração ao Dia dos Direitos Humanos.

No dia 16 de julho a Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro  realizou de forma exitosa a Oficina "Mediação de Conflitos: Um caminho para o diálogo" em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos e o apoio da CODEP/Pró-Reitoria de Pessoal.

Os 10  Mandamentos da Prevenção ao Superendividamento:

Download da "Cartilha do Superendividado"

Professora propõe soluções para endividamento

A Ouvidoria-Geral da UFRJ realizou, no dia 17 de outubro, o Seminário “Endividamento e Cidadania - A questão do superendividamento: prevenção e tratamento”, que reuniu entre outros, procuradores, representantes do sindicato e ouvidores. O evento apresentou pesquisas e propostas relativas ao superendividamento, noções sobre os principais direitos e deveres referentes aos serviços financeiros e as regras sobre contratos de crédito. Foram exibidas ainda alternativas viáveis e juridicamente fundamentadas para resolver a grave condição econômica financeira que vem afetando um número considerável de pessoas.

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor: Mecanismos de Proteção do Superendividado foi o tema tratado na tarde dessa sexta-feira, dia 17/10, pela Ouvidoria da UFRJ no seminário “Endividamento e Cidadania”.

A palestra ministrada por Laura Schertel Ferreira Mendes, coordenadora geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, que destacou ser dever do Estado controlar e atender as regras do mercado, submetidas à Constituição.

banner acessoinformacao     Ouvidoria-Geral da UFRJ

     Av. Pedro Calmon, nº 550 (Antigo prédio da Reitoria), 2º andar - Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-901

 

Ajude a reduzir o consumo de papel. Antes de imprimir, reflita sobre o seu compromisso com o MEIO AMBIENTE e com o nosso FUTURO!

IMPORTANTE:

O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ cadastrando uma manifestação na Plataforma Integrada de Ouvidorias Fala.BR ou pelo telefone (21) 3938-1619, das 09h00 às 16h00.

 

UFRJ Ouvidoria-Geral da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ