- Agradecimento à Comunidade da UFRJ
- As flores se transformam na primavera.
- Fazem-nos pensar que sonhar é preciso,
- porque sonho que se sonha só,
- é só um sonho que se sonha só.
- Mas, quando sonhamos juntos,
- esse sonho pode se tornar realidade.
- Tudo o que precisamos fazer é mover as pessoas
- só um pouquinho
- para mudanças acontecerem.
- Que possamos estar juntos no enfrentamento às violações de Direitos Humanos
- e de todas as formas de violências
- que emergem nos espaços universitários.
- A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Red Iberoamericana de Defensorías Universitarias (RIdDU) agradecem a todas, todes e todos que estiveram juntos sonhando e propondo ações para prover um mundo em que prepondere a democracia, a justiça, a paz e, acima de tudo, os Direitos Humanos.
- O evento realizado no período de 20 a 22/09/2023, no Fórum de Ciência e Cultura/Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), contou com as seguintes parcerias: nacional, do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino – FNOUH; e internacional, da Red Iberoamericana de Defensorías Universitarias - RIdDU e do Instituto Latinoamericano de Ombudsman (ILO) - Defensor del Pueblo.
- No primeiro dia, foram apresentados, em uma mesa, livros oriundos da Editora da UFRJ e do FNOUH. Todos os dias, contamos com a presença de intérpretes de Libras e de estudantes da Pós-Graduação que nos ajudaram na interlocução Português/Espanhol.
- A mesa de abertura contou a presença da Excelentíssima Vice-Reitora da UFRJ e dos seguintes participantes: a Ouvidora-Geral e Ouvidora da Mulher da UFRJ, a Presidenta do Instituto Latinoamericano de Ombudsman (ILO), o Secretário-Geral pró-tempore da Comissão Executiva da (RIdDU) e a Ouvidora-Geral da União.
- Foram realizados agradecimentos a todas, todes e todos que contribuíram com a realização do evento.
- Em especial, agradecemos à equipe da Ouvidoria-Geral, servidoras Técnico-administrativas em Educação:
- - Aline Fonseca;
- - Fernanda Avellar;
- - Débora Abrantes;
- - Karla Sant'Anna e
- - Monica Marques.
- E, ainda, àqueles que apoiaram a organização desse evento na UFRJ:
- - Roberto Medronho,
- - Profª. Cássia Turci, Fórum-CBAE,
- - Pró-Reitoria de extensão - PR5,
- - Pró-Reitoria de Pessoal - PR4,
- - Fórum de Ciência e Cultura e Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ – FCC/CBAE
- - Superintendência-Geral de Comunicação Social - SGCOM,
- - Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - SUPERTIC, Escola de Comunicação da UFRJ - ECO,
- - Prefeitura,
- - Diretoria de Acessibilidade (DIRAC),
- - Escola de Música,
- - Escola de Educação Física,
- - Museu Nacional,
- - Almoxarifado,
- - Gráfica,
- - Editora,
- - Associação de Docentes da UFRJ - Adufrj,
- - Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação - Sintufrj,
- Aos nossos intérpretes bilíngues:
- - Yedier Padron - pós-graduando da Escola de Química
- - Maria Nathalia - pós-graduanda da Escola de Química
- - Kristian Andres - Prof. de Português
- A Conferência de abertura tratou do tema: “El gobierno democrático del Planeta Y la defensa de los Derechos Humanos. Las resposanbilidades de Ia RidDU en esta encrucijada histórica”. Logo após, iniciou-se um Conversatório sobre a RIdDU.
- O encerramento foi marcado pela presença da Faculdade de Música - Trio Oré e pelo grupo Sôdade Brasilis. No segundo dia, não houve a necessidade de eleição para composição da nova Comissão Executiva da RIdDU, os candidatos que se inscreveram foram automaticamente empossados.
- Na parte da tarde, realizamos 6 rodas de conversas. No último dia, houve um debate com a presença da ADUFRJ, SINTUFRJ e a apresentação do Projeto Erasmus. À tarde, realizamos um almoço de integração e um passeio ao Pão de Açúcar, por adesão.
- Ainda que a UFRJ tenha realizado inúmeros esforços, através da SUPERTIC/UFRJ, para disponibilizar o Sistema Eletrônico destinado à eleição de novos membros para a Comissão Executiva da RIdDU, ele não foi utilizado porque o número de candidatos inscritos correspondeu ao número de vagas apresentadas (2 candidatos por país).
- Merece menção a participação da Ouvidora-Geral da UFRJ - Luzia Araujo, como Membro da Comissão Executiva da RIdDU .
- Destacamos ainda as seis mesas realizadas, com formato Rodas de Conversas, no dia 21/09, à tarde:
- das 14h às 15h30:
- - a Mesa 1 - As Ouvidorias Universitárias como promotoras dos direitos humanos e de uma cultura de paz (Coordenação: Dante Haro);
- - a Mesa 2 - A inteligência artificial, desafios tecnológicos e a humanização dos serviços a partir das Ouvidorias Universitárias (Coordenação: Cristina Ayoub Riche); e
- - a Mesa 3 - Como identificar, prevenir, tratar, enfrentar e combater as violências nas Universidades - relatos de casos, compartilhando experiências (Coordenação: Luzia Araújo).
- das 16h às 17h30:
- - a Mesa 1 - Ouvidorias Universitárias no combate às desigualdades e na promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável, de acordo com a agenda 2030: desafios e estado da arte (Coordenação: Carlos Costa);
- - a Mesa 2 - O papel das Ouvidorias universitárias na construção de políticas públicas inclusivas que promovam o acesso à universidade e o enfrentamento à evasão (Coordenação: Mario Rios) e
- - a Mesa 3 - As salvaguardas para os ouvidores universitários: Um imperativo institucional (Coordenação: Rosa Vasconcelos).