Espaço criado para acolhimento e denuncia de violência ou discriminação que mulheres tenham sofrido no âmbito da UFRJ, oferecendo suporte e orientações sobre os procedimentos a serem seguidos – o acolhimento realizado pela Ouvidoria da mulher será sempre feito por mulheres (Atualmente, a equipe da Ouvidoria Geral e Ouvidoria da mulher é a mesma, estando formada esclusivamente por mulheres).
O atendimento abrange mulheres cis, transgêneres e transexuais, sejam elas servidoras, alunas, estagiárias, terceirizadas, prestadoras de serviços, e demais colaboradoras da UFRJ, que tenham sofrido qualquer forma de violência ou discriminação, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
Canais de atendimento:
- Agendamento de reuniões de acolhimento e orientação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Plataforma Integrada de Ouvidorias Fala.Br - As denúncias podem ser Pseudonimizada (dados da denunciante ocultados) ou anônima (Comunicação de irregularidade - dados não ficam registrados no sistema. Não há retorno à demandante).
Links Úteis:
- Portaria de criação da Ouvidoria da Mulher da UFRJ.
- Matéria no Conexão UFRJ sobre a criação da OG Mulher.
- Cartilha com informações para enfrentamento da violência contra mulher.
- Cartilha com informações para enfrentamento do assédio moral.
Algumas ações educativas da OG Mulher:
- Evento de extensão "Prevenção à Violência Sexual e ao Assédio Moral no Ambiente Universitário"
- I Fórum de Ouvidorias da Mulher na UFRJ
- Apresentação no Grupo de Apoio à Mulher COPPE/UFRJ
- Apresentação na COPPE: A Ouvidoria-Geral e Ouvidoria da Mulher da UFRJ na Promoção da Cultura de Paz.