Atenção

JFolder::create: Caminho não incluído nos caminhos open_basedir

THOR WEGLINSKI - OLHAR VIRTUAL

Contracheque é o documento que especifica o ordenado bruto de um empregado ou funcionário, mostrando todos os descontos no salário que serão direcionados para impostos, contribuições previdenciárias, além de notificar sobre gratificações, comissões e salário-família. Muitos funcionários ativos e inativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificaram descontos indevidos de agentes financeiros (bancos e seguros) em seus contracheques, o que resultou em muitas reclamações à Ouvidoria e  Pró-Reitoria de pessoal da universidade (PR-4).

Devido ao número considerável de reivindicações, a Ouvidoria da UFRJ e a PR-4 resolveram, em conjunto, orientar para que os funcionários verifiquem os descontos: futuramente haverá  uma notificação nos contracheques sobre o assunto. Caso o servidor identifique alguma irregularidade, deve entrar em contato com algum dos dois órgãos.

A professora Cristina Ayoub Riche, da Ouvidoria-Geral da UFRJ, comentou que o objetivo da medida é fazer com que as pessoas do corpo funcional da universidade tenham conhecimento do problema e tomem as medidas necessárias para resolvê-lo. Cristina observou que o pequeno desconto não é reparado, mas esse pouco pode se tornar uma grande quantia já que muitos funcionários podem ter abatimentos irregulares no salário. A professora também esclareceu sobre o papel da Ouvidoria, que deve sempre atuar pró-ativamente. No caso, foi quem sugeriu à PR-4 a adoção da medida informativa.

O pró-reitor de Pessoal da UFRJ, Luiz Afonso Mariz, comentou que muitos servidores recebem descontos de empresas que nunca contataram e que nem conheciam. Citou o caso de um funcionário que contratou os serviços de uma empresa que, posteriormente, acabou, tornou-se uma firma de seguro de carros e voltou a cobrá-lo, sem levar em conta que o servidor não era mais cliente da companhia. Perguntado sobre a estimativa de irregularidades nos contracheques em âmbito nacional, Luiz Afonso diz não saber o número, mas teme uma quantia grande, tendo em vista que muitas pessoas não sabem e não se manifestam sobre tais abatimentos indevidos.

banner acessoinformacao     Ouvidoria-Geral da UFRJ

Av. Pedro Calmon, nº 550 (Antigo prédio da Reitoria), 2º andar - Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-901

Ajude a reduzir o consumo de papel. Antes de imprimir, reflita sobre o seu compromisso com o MEIO AMBIENTE e com o nosso FUTURO!

IMPORTANTE:

O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ cadastrando uma manifestação na Plataforma Integrada de Ouvidorias Fala.BR ou pelo telefone (21) 3938-1619, das 09h00 às 16h00.

UFRJ Ouvidoria-Geral da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ